quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Heróis da Fé

 HERÓIS DA FÉ

(Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. 1 Co 16.13)


A paz do Senhor,

Hoje fui levado a pensar sobre os heróis da fé e o testemunho que nos deram, como demonstraram coragem e fé ao assumir determinadas situações que colocaram em risco suas vidas, alguns até vieram a perecer (como os fiéis da igreja primitiva narrados em Atos dos Apóstolos). Quão fria seria a Bíblia sem esses heróis?

Pensei bastante sobre Abrão ( filho de Terá, em Ur dos Caldeus) sendo comissionado por Deus para deixar a casa dele e a casa do pai dele para seguir rumo ao deserto para uma terra prometida e então respondendo; “Eu, Senhor? O deserto é perigoso e tem muitos salteadores, o Rei já avisou pra não irmos pra lá sem escolta... aqui estou seguro na casa de meu pai!” (Gn 12)

Imaginei Moisés respondendo a Deus: “Senhor, Faraó é muito bravo e se autodenomina deus; se eu for lá ele vai mandar me matar e vai fazer minha família de escrava!”(Ex 3) Também imaginei Gideão escondido e dizendo: “Isso é problema dos líderes, eu sou o menor na casa de meu pai, pra que vou me arriscar contra um milhão de midianitas?” (Jz 6)

Também imaginei a Daniel pensando: “Vou ficar aqui quietinho no sofá, pois é um edito do Rei. Deus entende. Pra que arriscar a minha vida?” (Dn 6) Pensei também nos tres jovens amigos de Daniel conversando: “Vamos ficar quietinhos aqui, não tem nada de mais em ficar um pouco de joelho, Deus sabe que a gente ama a Ele, não precisamos nos arriscar não!” (Dn 3)

Poderia citar ainda Elias, Eliseu, o próprio Rei Davi [já imaginou ele dizendo: “se os valentes de Israel não querem enfrentar esse gigante é melhor eu ficar calado, pois nem treinamento de guerra eu tenho!” (1 Sm 17)], talvez citar o criador de bois, Amós, dizendo que não precisava arriscar a vida dele pra falar ao povo rebelde de Israel, pois o Rei era severo e o povo obstinado; quem sabe dizendo: “Isso é problema dos príncipes!”(Am 1)

Não importa quantos eu cite, todos em momento de crise traçaram estratégias para servir a Deus mesmo com o risco da própria vida! Sabiam que Deus não queria que eles ficassem parados nem tão pouco saíssem correndo, pois Deus afirmara categoricamente: “Vai nessa tua força!” (Jz 6.14), ou seja, do jeito que ele era e com o que sabia e conhecia...

O Deus que conhece a nossa estrutura e sabe que somos fracos nos deixou escrito todos esses exemplos para que, quando chegasse a nossa hora (como em época de pandemia), não ficássemos sentados no sofá alegando que é ordem do governador, ou que Deus sabe da minha dificuldade... mas que pedíssemos a Ele força e estratégia para cumprirmos nossa missão (seja ensinar, evangelizar, doutrinar, guiar, interceder, auxiliar, como Paulo cita em 1 Co 12. 28), com máscara, álcool em gel, mantendo a distância necessária e seguindo firmes, constantes e sempre abundantes ( 1 Co 15.57,58)

Só depois de tudo isso, com muito esforço, passei a entender o motivo dEle registrar que ‘não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação’ (2 Tm 1. 7) para que exercitássemos a nossa fé em meio a uma crise nacional, estadual ou pessoal (seja na saúde, no emprego, nas finanças, na vida ou na morte).

Só temos heróis da fé porque eles ousaram enquanto muitos se esconderam, enquanto muitos disseram que não podiam, enquanto muitos ficaram esperando que outro tomasse a iniciativa... a igreja do Senhor cresceu diante da mais ferrenha perseguição religiosa perpetrada por Herodes e outros monarcas... não cederam, não se esconderam, mas pediram estratégia a Deus e colocaram suas vidas em risco por amor à obra divina. Embora pequenos, precisamos buscar forças para continuarmos avançando em busca das almas que Deus nos confiou...

Shalom Adonai!

Sérgio André de Almeida, pós graduado em Ciências da Religião.


2 comentários: