quinta-feira, 20 de julho de 2023

Quando chega o dia mau

 Quando chega o dia mau

Texto: Hc 3.17-19

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.”

Paz, irmãos.

O que fazer quando nos falta tudo? O povo de Israel vivia do que produzia nos campos (agricultura) e dos animais que criava (pecuária), mas e se eles viessem a faltar? O profeta Habacuque menciona que isso poderia ocorrer e, mesmo assim, ele continuaria achando motivos para se alegrar no Senhor nosso Deus e com forças para trabalhar.

E não foi só Habacuque, o apóstolo Paulo a escrever o livro de Efésios (6.13) menciona a chegada do dia mau e diz que é possível continuar firme fazendo toda obra do Senhor (Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes). Como isso é possível?

Todos eles fazem questão de mencionar que a força para a resistência não se encontra neles, mas no Deus que lhes prepara para suportar aquele momento, o Deus que lhes concede uma armadura tal que fortalece a alma e o espírito.

O próprio Senhor Jesus Cristo também faz questão de mencionar os problemas desta vida, mas acrescenta que nEle encontramos paz e podemos vencer, conforme vemos em João 16.33 (Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo). O livro de Neemias (8.10c) menciona que “a alegria do Senhor é a nossa força” e é nesta força que Habacuque e Paulo se refugiavam, a força que vem de nosso Senhor Jesus Cristo.

Há uma história bíblica (2 Rs 4.18-37) narrando trechos da vida de uma Sunamita que em determinado momento viu o filho morrer em seus braços e, surpreendentemente, ela creu que “tudo vai bem”, que Deus tinha o controle, e se dirigiu até ao profeta Eliseu que orou a Deus e restituiu com vida o filho daquela mulher. Onde ela encontrou forças para manter-se firme se não no próprio Deus?

Em Lamentações de Jeremias (3.29) a bíblia cita que vale a pena o esforço de procurar a presença de Deus, pois nEle há esperança (Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança). Se nossa força existe apenas nos dias bons estamos nos enganando, conforme Pv 24.10 (Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena).

Precisamos buscar ao Senhor enquanto se pode achar e invocá-lo enquanto está perto (Is 55.6), para que possamos receber forças e termos reserva para quando a noite escura ou o dia mau chegar e continuarmos fazendo a obra do Senhor, permanecendo firmes, pois sabemos que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5).

“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”   1 Coríntios 15:57,58

Shalom!

Sérgio André de Almeida é pós-graduado em Ciências da Religião.

Um comentário: