domingo, 16 de julho de 2023

A CONGREGAÇÃO

 A CONGREGAÇÃO

Texto: Sl 122.1

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!”

            Com a gloriosa Paz de Jesus Cristo principiamos esta mensagem: quando estamos aflitos para onde vamos? Deve haver um lugar onde encontramos um socorro, uma solução (Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro - Sl 121.1; Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo - Jo 16.33)

A nossa congregação é este lugar que escolhemos para recebermos a palavra de Deus estando ao lado de outras pessoas. É o lugar que identificamos como a casa onde Deus se encontra e onde teremos um ensinamento adequado para vivermos no dia a dia, seja este dia bom ou mal (Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal - Mt 6.34)

É esse o ponto de nossa reflexão. Precisamos estar abrigados no Senhor e é dentro de nossa congregação que podemos crescer espiritualmente, compartilhando com os outros irmãos o nosso conhecimento e deles recebendo algo da parte de Deus. Atualmente vemos um número crescente de pessoas ditas desigrejadas (sem pastor, sem compromisso com uma igreja). Quanto mais escândalos vemos envolvendo pastores mais esse número aumenta.

Mas a Palavra de Deus nos adverte quanto a isso, para que estejamos sempre congregados (Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios – Sl 50.5), bem como adverte quanto ao risco de abandonarmos a congregação enquanto a vinda de Cristo se aproxima (Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia – Hb 10.25).

Aqueles que se mantêm congregados percebem o agir de Deus na vida deles e pelo grupo (Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum – At 2.42-44)
            Que possamos estar congregados e na presença de Deus, para que possamos estar preparados para a vinda de Cristo (Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus – Fp 1.6).

Shalom!

           Sérgio André de Almeida – Pós-graduado em Ciências da Religião

3 comentários: