A verdadeira misericórdia
Texto: Mateus 12.7
A palavra misericórdia é sinônima de compaixão, clemência e empatia. É conceder um favor a alguém que não tem condições de retribuir na mesma altura do gesto, independente dela merecer ou não.
Há uma parábola narrada por Jesus em Mateus 18. 23 – 35 onde se deixa clara a misericórdia de um rei (Deus) em relação a uma autoridade devedora, mas, ao mesmo tempo, a ira do rei (Deus) a esta autoridade por ela não ter compaixão de pessoas simples que estavam na mesma situação dele.
Em Isaías 55.8,9 descobrimos que somos infinitamente incapazes de entender os caminhos e pensamentos de Deus para conosco, por ser Ele muito elevado, assim coo em Jeremias 29.11 Deus demonstra que seu interesse é abençoar àqueles que o servem.
Mas erramos tantas vezes que não conseguimos sequer entender o que vem a ser a misericórdia de Deus, falamos todos os dias sobre a sua justiça e não enxergamos o favor e a graça do Senhor. Em Ezequiel 20.44 Deus enfoca isso, mencionando que embora não mereçamos Ele vai nos socorrer pois isso faz parte da soberania Dele (Êxodo 33.19b). Em Lamentações de Jeremias cap. 3 e vers. 22 finalmente verificamos a extensão da misericórdia divina.
Por fim, se amamos é porque Ele nos amou primeiro… se perdoamos é porque Ele nos perdoou primeiro… se temos misericórdia de alguém é porque Ele teve misericórdia de nós primeiro. (1 Jo 4.19)
Sérgio André de Almeida. Pós-graduado em Ciências da Religião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário