sexta-feira, 27 de maio de 2011

O PECADO COMO DESCULPA!

           Alguns estudiosos adeptos da teologia da predestinação ao lerem o Salmo 51. 5: “Eis que eu nasci em iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe”, descrevem um cenário que beira a heresia ao evocarem tal texto para explicar a natureza pecaminosa do homem ou, com raciocínio contrário, aqueles que poderão ser salvos.
         Não atentam eles para o fato de que podem estar se alinhando conceitualmente aos gnósticos, hedonistas ou ateístas pois também afirmam que a condição humana é genética, adquirida, e não fruto de algum erro em especial.
          Para reforçar a tese eles citam Ec 8.11 e Is 26.10 sempre com a conotação de que “errar é humano”, ou seja, Deus nos fez para pecarmos. Quando ouvimos isso por parte daqueles que negam o plano salvífico de Cristo fica fácil entender, mas não de alguém que tendo lido Hebreus 4. 14 – 16 e tomou conhecimento da redenção que Cristo nos proporciona (Rm 3.24; 6.6).
         É interessante lembrar que Rm 5.12 esclarece de que forma o pecado nos atinge a todos – pela morte. O apóstolo Paulo alerta em Rm 6.1,2 e 23 que temos escolha, livre arbítrio, assim como em 1 Jo 1.9 nos mostra o caminho da justificação, não da predestinação e isso não é ensinamento novo, pois o sábio Salomão já declarava sobre os caminhos e intenções da humanidade na contramão de Deus ao declarar: “Eis que isso tão somente achei: que Deus fez o homem RETO, mas os homens buscaram muitos artifícios” (Ec 7.29).
          Fiquemos alerta a qualquer iniciativa que tente enfraquecer o poder de Deus para salvação de todos os que creem (Jo 1.12).
            Shalom Adonai!
     

quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - AULA 9 - ADOLESCENTES

           TÍTULO: TRABALHANDO NA JUDEIA
           TEXTO: Jo 2. 13-25
           ENFOQUE: Jo 3.22

           Já viajou para outras cidades? E para outro estado ou país? Na próxima lição veremos Jesus na Judeia, longe de casa e trabalhando... para Deus! O trabalho era árduo e complexo: curar, ensinar, ver os discípulos batizando em água, doutrinar, corrigir as heresias dos fariseus, etc. O mais interessante é que o trabalho também não era reconhecido e nem valorizado.
          A didática do mestre envolvia parábolas, transmitia mandamentos, corrigia distorções como vendas no templo (será que você não vê produtos como dvd, cd, livros, sendo vendidos em sua congregação?), eram palavras fáceis de serem entendidas e defíceis de serem aplicadas por quem as ouvia (orgulho, exaltação, etc). Aprenda a ser humilde com seu mestre. Boa aula!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

BULLYING ENTRE CRISTÃOS

           Na casa de Deus também podemos ver o bullying, o ato de menosprezar pessoas continuamente. Embora o nome seja novo a atitude é antiga e gravada na Bíblia Sagrada (2 Rs 2. 23,24). É interessante os pastores, coordenadores e professores de jovens e adolescentes ficarem atentos a esse detalhe.
            Charge extraída do site  www.jasielbotelho.com.br:

quarta-feira, 18 de maio de 2011

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - AULA 8 - ADOLESCENTES

            TÍTULO: MILAGRE É COM JESUS!
            TEXTO: Mc 1. 21-34
            ENFOQUE: Mc 1. 34

            O que é mais fácil, dizer: Perdoados são os teus pecados, ou dizer: levanta-te e anda? (Mt 9. 5). Uma pergunta clara e forte de nosso Senhor Jesus Cristo. Tanto naquele tempo como nos dias atuais sempre foi fácil falar, mas mostrar uma ação através da fé em Cristo (milagre) isso é bem mais difícil. Vivemos os anos em que ouvimos nossos pastores orando: Se Deus quiser, se for da vontade de Deus,... então suas ovelhas se acostumam a dizer que uma dor de cabeça que foi embora é um milagre que Jesus realizou ... suas ovelhas morrem de cancer após ter dado um culto de agradecimento pela cura recebida... Lerdo engano.
           O milagre vindo da parte de Deus, não 'aquele' praticado pelo inimigo de nossas almas - o enganador, esse é perfeito, não deixa dúvidas, não é fruto do Se Deus... (Lc 5. 12 - 16). Deus quer, mas nós procuramos sempre exemplos que nos tragam esperança (Lm 3. 21). A Igreja precisa de exemplos, de líderes ousados. Na lição do domingo estudaremos sobre os milagres de Jesus para nos trazer esperança em tempos de dúvidas. Boa aula!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - AULA 7 - ADOLESCENTES

           TÍTULO: Um Sermão Prático.
           TEXTO: Mt 5. 1 - 12
           ENFOQUE: Mt 5. 11

           Em nossos dias é muito difícil vermos pessoas dispostas a abrir mão, voluntariamente, de algo que é seu com o intuito de ajudar ao próximo. Sempre nos impressionamos quando vemos boas ações por parte de alguém humilde, pois os ricos sempre dão do que lhes não fará falta... mas a Bíblia nos instrui a ajudarmos uns aos outros, a sermos misericordiosos, e muitas outras ações que nos distingue dos outros.
           O Sermão da montanha é um clássico cristocêntrico e quem está em Cristo precisa ter as marca de seu mestre! Que a aula do próximo domingo seja uma benção de Deus para vossas vidas... Shalom!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O LAVAR AS MÃOS

          Registra a Bíblia Sagrada um fato histórico envolvendo a pessoa de Jesus. Na sexta-feira de Páscoa o nosso Senhor foi conduzido á presença do Governador Pilatos a fim de ser interrogado por ele.
         Poderia ele tomar a decisão certa e libertar a Jesus, haja vista não ter detectado o cometimento de nenhum crime por parte de Cristo, ou poderia agir de acordo com o pedido dos sacerdotes e mandá-lo para a crucificação; qualquer que fosse a decisão poderia agradar a um e entristecer ao outro. A solução encontrada por ele foi a descrita no versículo 24 do capítulo 27 do Evangelho de Mateus:
        “Ao ver Pilatos que nada conseguia, mas pelo contrário que o tumulto aumentava, mandando trazer água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Sou inocente do sangue deste homem; seja isso lá convosco.”
          Sempre haverá uma terceira parte envolvida a quem se pode recorrer, por isso o 'lavar as mãos'. O Congresso Nacional Brasileiro aprendeu a técnica romana que diante de grandes controvérsias o melhor a fazer é lavar as mãos e recorrer a outra esfera de poder. Foi assim que agiram frente a decisão tumultuada da 'Reserva Raposa Serra do Sol', do 'Ficha Suja', e, agora, da 'União Homoafetiva'.
        Nesse último, vendo grandes controvérsias envolvendo defensores dos grupos gays e da bancada cristã (católicos e evangélicos) resolveram não se pronunciar e recorrer aos amigos do STF; Ministros que não precisam ouvir os anseios populares apenas chegar a uma decisão previamente acordada e, face a inexistência de leis, a súmula vinculante toma seu lugar gerando todos os direitos a ela inerentes, fugindo assim dos princípios cristãos e bíblicos, alegando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade a favor dos grupos assim chamados de GLBT.
        A família, isso menos importa, os princípios bíblicos, nunca foram vistos! Basta lavar as mãos e, nas próximas eleições, o Congresso não será questionado sobre de que lado está. Homens que desconhecem a atitude e a liderança de Esdras (Ed 10. 1-3) que conseguiu corrigir um erro de toda uma nação, trazendo-os de volta a Deus!
           Que os cristãos brasileiros não estejam calados, aceitando tacitamente cada ação antibíblica que os Ministros do STF, após o lavar as mãos do Congresso, estão a tomar. Oremos mas também nos posicionemos contra qualquer ataque à família e ao nosso Deus.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 6 - ADOLESCENTES

           TÍTULO: Precisa-se de discípulos
           TEXTO: Mt 4. 18 -22; 9.9
           ENFOQUE: Mt 4. 19

           Qual será meu primeiro emprego? E o emprego dos meus sonhos? Quais cursos preciso fazer para conseguir o meu objetivo profissional? Algumas perguntas as quais começa a se fazer o adolescente e o jovem. Em sua mente já existe a necessidade de satisfação, condições de vida e a busca pela qualidade de vida...
           Com toda certeza não sei qual foi ou será seu primeiro emprego, mas tenho certeza que há vagas na obra do Senhor Jesus. O nosso Senhor, para começar seu ministério, começou a chamar discípulos e a ensinar-lhes o caminho do nosso Deus. Hoje, Jesus continua convidando pessoas para fazerem parte de sua ceara e profissão - um verdadeiro ministério! Que você possa ter sua carteira assinada e registrada nos céus. Trabalhe na obra do Senhor. Boa aula!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

DIA DAS MÃES

            Como a Bíblia expõe diversas passagens mostrando o zelo e o amor feminino, desejo a todas as mães um ótimo dia, não apenas a data comercial, elaborada por comerciantes, mas que todos os dias elas recebam as bençãos de Deus para transmiti-las a seus filhos!  Um beijo a todas as mães.
               E que 'nunca falte o óleo sobre a vossa cabeça...' (Ec 9.8)