quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O OLHAR DE MISERICÓRDIA

O OLHAR DE MISERICÓRDIA

Texto: Pv 15.3

“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.”

 

A paz do Senhor, analisando o texto acima podemos discorrer sobre a primeira, a última ou ambas as partes do versículo. É comum vermos pessoas lendo e comentando sobre aspectos específicos como as ações dos maus. Isso é compreensível. Até o salmista Davi menciona que não é possível fugir da Sua presença (Sl 139.7), mas só deseja fugir de algo ou alguém quem está ciente de algo errado. Assim quem sugere um olhar de justiça se apega a trechos como:

Daniel 5. 5 = quando Deus viu a altivez do rei Belsazar e, com a mão misteriosa, escreveu a sentença final do reino e vida dele em uma parede.

1 Reis 14.5,6 = quando Deus viu a mulher do rei Jeroboão se disfarçando para enganar ao profeta Aías e anunciou ao profeta uma dura mensagem ao rei.

Números 22. 31,32 = quando Deus viu a ambição de Balaão e foi ao encontro dele fazendo a jumenta falar.

Atos 5.3,4 = quando Deus revela a Pedro a mentira e o engano ambiciosos de Ananias e Safira.

Mas é necessário destacar que o versículo de provérbios não relata que Deus olha apenas para os maus, o nosso Deus que é justo também olha para aqueles que são sinceros e desejam servi-lo, mesmo sendo imperfeitos, pois Deus não se importa e os observa pelo que têm no coração, como disse ao profeta Samuel (1 Sm 16.7= Deus não vê do mesmo jeito que o homem). Vejamos:

João 1.48 = quando Jesus revela que tinha conhecimento de um segredo de Natanael alguns pensam em algo negativo, mas o salmista anuncia “ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus;” (Sl 51.17)

Atos 19.5 = quando Jesus olha para Zaqueu, observa o coração contrito e o convida a cear (Ap 3.20).

Mas a passagem ainda mais interessante está em João 21. 15-17, nesta passagem o nosso Senhor Jesus sonda e conhece ao coração de alguém orgulhoso que acabara de negá-lo e traí-lo e, mesmo assim, o perdoou e foi a seu encontro.

Nosso Senhor não olhou para os erros de Zaqueu e de Pedro, mas antes, com um olhar de misericórdia (Lm 3.22), assim como menciona o salmista (Sl 130.3,4) que Deus não leva em conta as nossas falhas quando estamos dispostos a mudar de direção e voltarmos ao Senhor (Ap 2.5).

O olhar de misericórdia de nosso Senhor faz toda a diferença quando lembramos que Jesus morreu na cruz para que tenhamos condições de alcançarmos a salvação, não por nossos esforços, mas por sua infinita Graça (Ef 2.8,9).

Que tenhamos fixo em nossa mente que o olhar de misericórdia de nosso Deus supera todos os nossos erros e joga luz em nossas trevas (Sl 18.28).

Sérgio André - pós-graduado em Ciências da Religião.

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário