LEITURA: 2 Rs 22. 10,11 – o sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei do Senhor e o levou ao Rei Josias que percebeu que a RELIGIOSIDADE existente no meio do povo não estava de acordo com a vontade de Deus; em algum momento o povo havia se desviado do real caminho do Senhor!
O fato narrado no trecho a cima não é o único citado na Bíblia sobre esse distanciamento do povo do Senhor em relação ao nosso Deus, observem que a religiosidade permanece existindo, mas não a adoração perfeita a Deus.
Em Es 9.1-3 o sacerdote e escriba, Esdras, descobre que até os sacerdotes e os líderes do povo haviam se desviado dos mandamentos do Senhor misturando-se com outras crenças e outros povos.
Em Ap 2. 19-21 a igreja do Senhor em Tiatira, embora querendo adorar ao Senhor, ainda tolerava os ensinos de Jezabel sobre o abraçar o sincretismo religioso, a mistura. Um dia adorando a Deus e em outro servindo a outros deuses.
Irmãos, anos após a morte dos apóstolos da igreja primitiva o povo do Senhor passou um grande tempo de obscuridade, sincretismo religioso e envolvimento com o paganismo através de santos, guias, orixás, superstições e indulgências. Mesmo após a Reforma Protestante surgiram várias heresias bíblicas e distorções; atualmente vemos os interesses políticos e a busca de muitos pastores por mais visibilidade, membros e poder aquisitivo fazer surgir diversas denominações e/ou concessões para manter um alto número de fiéis SEM compromisso com a obra do Senhor; líderes que incitam seus membros a se dividirem e não frequentarem outras igrejas alegando que só a igreja que ele preside tem a Palavra Verdadeira; são membros que não conhecem a Palavra de Deus, que recitam apenas os trechos que lhes convém em busca de bençãos materiais, sem realmente se entregar ao serviço do mestre, apenas se houver ganho: seja ascensão em funções eclesiásticas ou por dinheiro (alguns cantores e pregadores de renome).
A obra missionária acaba sendo esquecida, os necessitados ficam sem apoio, a igreja é palco de grandes festas e congressos para quem puder pagar e o ensino da Palavra fica em segundo plano.
Onde estamos errando? Somos os cristãos da última hora, sejamos tracionais ou pentecostais. Mesmo com tanta religiosidade, pergunto: O que estamos esquecendo? Em qual ponto nos desviamos dos ensinos bíblicos?
No livro de Neemias capítulo 8 e versículos 8 e 9 encontramos uma solução plausível: Líderes que leem e esclarecem a Palavra do Senhor ao povo, sem buscar outros interesses; e um povo que obedece e adora ao Senhor com sinceridade.
Precisamos de líderes que congreguem a igreja para estudar a Bíblia, para ensinar sobre, cooperar com e enviar membros para ‘a obra missionária’. Precisamos que os membros saiam das 4 paredes para buscar os perdidos conforme Paulo orienta em Romanos 10.14 (como ouvirão se não há quem pregue com a vida?).
Que estejamos atentos e não troquemos a nossa coroa por ‘um prato de lentilhas’ (Gn 25.34) como oferecem alguns líderes. Sejamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, pois é dEle que vem a nossa recompensa (1 Co 15. 57,58)
Sérgio André de Almeida, pós-graduado em ciências da religião.
A verdadeira adoração supera os interesses pessoais
ResponderExcluir