segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A Alegria


Q U E R I D O S!
hoje quero falar sobre alegria! Alegria é estado emocional da alma  que é revelado pela expressão facial.
Por isso diz o sábio salomão:
" A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito."
Provérbios 15:13 NVI (Nova Versão Internacional)

Dito isto, a palavra do dia hoje é alegre-se!

Talvez na sua versão bíblica você esteja acostumado com a expressão “aformoseia o rosto". E isso tem tudo haver com o que o Qoholet quiz transmitir:
A Beleza se revela na face daquele que tem o coração Alegre!
E quero dizer aos irmãos que um dos atributos de Deus  é o Atributo da Majestade e Beleza do Eterno. Onde a conclusão no mínimo deve ser extraordinariamente linda.
Esta semana estava meditando no Salmo 4, como se não bastasse a  beleza e elegância desse texto.
Fiquei deveras alegre  com verso 7 :
Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.
Salmos 4:7 NVI
http://bible.com/129/psa.4.7.NVI

Amados que coisa linda! Deus tem enchido, o nosso coração de alegria, alegria plena e completa.
Existe abundância no agir de Deus a nosso favor... preenchendo o nosso coração de gozo que vai além, muito além daqueles que se alegram na abundância de suas fartas colheitas de cereais e  vinho.

Alegria que vai além das questões contingenciais da vida com toda sua carga de dúvidas e incertezas.
Alegria que tem sua origem em Deus, e que vem ao encontro do homem para fazê-lo Feliz.
E quando você se sentir cansado, triste, desanimado, deprimido, angustiado, vivendo uma sucessão  de ‘hojes’, como se não houvesse planos para o amanhã lembre-se:
Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.
Neemias 8:10 ARA (Almeida Revista e Atualizada)
http://bible.com/1608/neh.8.10.ARA

PR. Heronildo José Paulino da Silva

sábado, 3 de novembro de 2018

O CONHECIMENTO PLENO

O CONHECIMENTO PLENO

Leitura: Isaías 6. 1-8

O livro do profeta Isaías, segundo o Dr. Charles Ryre, foi escrito entre os anos 740 a 680 a.C. Isaías profetizou, portanto, por um período de 60 anos passando pelos reinados de 5 a 6 reis. Mas na vida de todo servo de Deus há um marco, no caso de Isaías o marco foi a visão narrada no capítulo 6 de seu livro.
Tendo uma descendência real, sendo pai de dois filhos, o profeta estava confortável no palácio, mas a morte do Rei levou ao profeta a buscar ao Senhor nosso Deus e, naquele momento, também o levou a ter uma experiência e conhecimento a cerca de Deus e de sua vontade. Como nos ensina Oseias 6. 3 precisamos avançar no conhecimento de Deus.
No versículo 1 o profeta Isaías começa a descrever o novo conhecimento que ele obtém sobre Deus, vendo a grandeza de seu trono e de seu séquito, vendo a majestade de Deus e todos os seus anjos que é superior a qualquer coisa que exista nesta terra.
No versículo 5 ele percebe o seu estado vendo que para estar na presença dEle se faz necessária a santidade, pois nenhum ser humano se aproxima de Deus sem santificação e sem fé (Hb 11.6). O conhecimento de seu próprio estado pecaminoso é primordial para começarmos um relacionamento com Deus. O orgulho e a exaltação humana não significam nada diante da santidade divina.
No versículo 8 finalmente ele tem o conhecimento de que o “ide” divino (Mc 16.15) é dado para quem conhece a Deus e a si mesmo, para então poder reconhecer que a humanidade também precisa deste Deus grandioso e que redime a humanidade.
Paulo falou sobre isso em Rm 6. 22, pois não somos mais escravos do pecado, mas libertos para vivermos em santificação. No Evangelho de Jesus escrito por João no capítulo 1º e versículo 12 temos a certeza que o conhecimento de Deus e de nós mesmos nos leva a crer na salvação de Deus e transmitirmos esse mesmo conhecimento a todos quantos queiram recebe-lo.
Shalom!

LIVRAMENTO ATRAVÉS DA ORAÇÃO


LIVRAMENTO ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Leitura: Salmo 57. 6

                A Paz do Senhor, analisemos mais um pedaço gigantesco da experiência do Rei Davi, neste verso o salmista enaltece ao Senhor nosso Deus porque algo que lhe seria motivo evidente de morte fora revertido e, como se lê, os mentores da cilada, da trama, conspiração, foram atingidos pelo seu próprio laça.
                Mas o motivo disso tudo foi bem simples, o Rei Davi conseguiu orar antes de enfrentar seus algozes... isso mesmo, a oração dele foi ouvida por Deus e o quadro foi mudado em seu benefício.
                Em Eclesiastes capítulo 3 verificamos que há tempo para tudo e, quando um crente percebe que é tempo de orar, Deus se manifesta!
                No livro de Ester 4.16 vemos que o motivo da vitória contra os conspiradores de Israel também foi a oração... em Daniel 6.10 encontramos o profeta orando, motivo pelo qual foi liberto na hora da angústia.
                O servo de Deus sabe, através de 1 Timóteo 2. 1 a 3, que devemos orar e suplicar inclusive pelas autoridades constituídas e por nossa nação, motivo pelo qual temos sempre motivos para estar orando e clamando ao Senhor nosso Deus.
                Em Tiago 5. 16b vemos qual o valor de uma oração, bem como em 2 Coríntios 12. 9 percebemos que Deus responde quando e como quer, sempre visando um plano de salvação bem maior para nossas vidas e para a humanidade.
                Como nos diz o apóstolo Paulo: Oremos sem cessar (1 Ts 5. 17).

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

VIDAS CEIFADAS POR MAIS UM JOGO

REPOSTAGEM, NOVOS JOGOS CONTINUAM AMEAÇANDO NOSSOS FILHOS:

UM JOGO NOVO - A BRECHA AZUL INVADINDO LARES 

A Paz do Senhor, 
Queridos irmãos, pais e mestres, gostaria de principiar esta postagem anunciando que ‘a vida não é um jogo!’ Não temos oportunidade de brincar com ela e depois mudarmos de nível ou reiniciarmos o estágio em que estamos, embora possa haver um ‘game over’ (fim de jogo) em nossa vida. 
Para entendermos do que estamos falando, lembro-me de um caso que ocorreu no dia 03 de novembro de 1999 quando o estudante de medicina, Mateus da Costa Meira, também conhecido como ‘o atirador do cinema’, descarregou uma metralhadora 9mm na plateia que assistia ao filme ‘clube da luta’ em um dos cinemas de São Paulo resultando em três mortes e quatro feridos... porquê lembrar disto agora? O jovem de mente fraca estava retratando uma cena que ele vivia constantemente em um jogo de vídeo game: Duke Nukem 3D. 
Em vários países alguns jogos, que podem ser jogados sozinhos ou pela internet, são proibidos, mas logo surgem outros... sempre haverá uma plateia ávida por subir de nível em um novo jogo, há até campeonatos mundiais para atrair milhares de jovens, adolescentes e crianças a um mundo virtual.  Com o advento dos smartphones a internet se popularizou e nossos filhos vivem como zumbis jogando a febre do momento (quem não lembra da caça ao Pokemón onde algumas pessoas foram atropeladas, roubadas ou mortas enquanto jogavam?) 
Ultimamente temos visto um jogo criado em 2015 tomando conta do Brasil, o desafio da baleia azul, segundo documentário televisivo ele foi criado na Rússia onde já morreram 130 (cento e trinta) pessoas enquanto jogavam o referido jogo e, no Brasil, já há relatos de 03 (três) mortes e várias pessoas feridas, pois o jogo acaba estimulando ao autoflagelo e ao suicídio... (HOJE TEMOS A BONECA MOMO)!
Verdade seja dita, as mídias sociais sempre terão um novo desafio para jovens e adolescentes gastarem seu tempo ou dinheiro, mas onde estão os pais? Enquanto a Bíblia nos diz que a educação dos filhos é de responsabilidade dos pais (Pv 22.6), bem como a disciplina (Pv 23.13), cerca de 90% dos casos das mortes ligadas a este jogo ocorreram em famílias cujos pais não acompanhavam seus filhos, desinteressados, ou separados, famílias desestruturadas, ou algo do gênero. Filhos que assistem filmes sozinhos ou navegam na internet pela madrugada e sem supervisão dos pais... 
Enquanto os pais não supervisionarem seus filhos veremos pessoas colocando a culpa em jogos ou na internet, como Adão pois a culpa em Eva que por sua vez a jogou na serpente... sugiro aos responsáveis algumas medidas simples que podem ajudar: 1. Crianças NÂO precisam de celular (onde estiverem há adultos que possuem telefone e podem entrar em contato com os pais caso seja necessário – como na escola; lembro que há celular criado especificamente para crianças, com poucas teclas e que ligam apenas para os pais); 2. Os adolescentes podem ter celular, desde que não tenha plano de internet, pois neste caso serão obrigados a usarem a wi-fi de casa ou de algum outro LUGAR PÚBLICO onde não farão ‘nudes’, nem fabricarão falsos posts (fakes), onde não podem se lesionar ou suicidar; 3. Os computadores de sua casa devem estar na SALA ou outro lugar bem frequentado, para que vejam o que seus filhos estão fazendo e com quem estão falando, assim como é preciso estabelecer horários para isso (inclusive no celular); o adolescente não pode se trancar em seu quarto, os responsáveis devem ter ACESSO ao ambiente na hora que jugarem necessário e sem barreiras, a privacidade só existe para os de fora de casa (os pais precisam supervisionar seus filhos em todos os ambientes onde estiverem); 4. Já falou com o professor do seu filho, ou diretor, esta semana? Isto deve ser um contato frequente para tomar conhecimento de quem são os colegas de seus filhos e como está o comportamento de cada um deles; 5. Tenha um bom relacionamento com seus filhos, conversem com eles todos os dias e marque um dia na semana para a reunião de família (ou culto doméstico), apenas para estarem juntos e ouvindo um ao outro (isto fecha diversas brechas); 6. Leve seu filho a consulta com psicólogos sempre que notar alguma mudança de humor, as vezes um profissional capacitado consegue nos dar uma nova perspectiva em relação a alguma dificuldade. 
Enfim, esperamos que todos percebam o que nos diz Pv 14.16: ‘o sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro.’ Sejamos pois sábios e supervisionemos nossos filhos hoje, para que não venhamos a chorar amanhã! 
Shalom! 
Pós-graduando em Ciências da Religião.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

O BEZERRO E O ADORADOR


  Paz, queridos irmãos vivemos em um momento que muitas palavras e cânticos versam sobre a adoração, mas o que pouco se fala é sobre o adorador. Verificando o teor de Levítico cap. 9 vers. 2 e 8, talvez não percebamos que o centro da questão era a adoração de Arão... Deus queria um adorador humilde e ciente que a adoração não pode ser oferecida de qualquer jeito.
  Ao analisarmos os textos verificamos que Deus exigiu de Arão que o mesmo sacrificasse por ele e sua casa um bezerro, mas porquê? A resposta pode estar no livro de Êxodo cap. 32 quando o povo de Israel fez um bezerro de ouro para adorar e pedir a ele as bênçãos da fertilidade... enquanto Deus tratava com Moisés sobre os dez mandamentos e outras tantas orientações, dentre elas como deveria ser a santificação e a adoração do povo hebreu, incluindo os sacrifícios (coisas que Moisés não entendia naquele momento os motivos), mas que fez toda diferença na vida de Arão o fato de Deus cobrar dele o sacrifício de um bezerro de 3 anos de idade...
  Isso mesmo, Deus cobrou de Arão que ele oferecesse um bezerro para lembrá-lo que era um bezerro que impedia a adoração dele... Deus queria que Arão estivesse por inteiro em sua presença para poder sacrificar e adorar, só então Deus poderia receber a adoração e liberar a benção... continuo perguntando: Querido irmão, qual é o bezerro que impede a nossa adoração, que impede que estejamos por inteiro na presença de Deus?
  Para Abraão (Gn 22) o que estava em primeiro lugar era o filho Isaque, por isso Deus fez aquele grande teste sacrificial e Abraão entendeu e colocou a Deus na frente de Isaque recebendo a benção... mas o jovem rico (Mt 19.21,22) tinha algo na vida dele que servia em lugar do bezerro, ou seja, em primeiro lugar colocava as riquezas e não conseguiu abrir mão delas para seguir a Cristo... repito a pergunta, qual o bezerro, ou o Isaque, que nos impede de adorar a Deus por inteiro? Lembram da pergunta de Paulo (Rm 8.35), o que pode nos separar do amor de Cristo? Nossos pecados, pois nossa adoração será impedida por não colocarmos a Deus em primeiro lugar, como está escrito em Mateus cap. 6 e versículo 33.
  Vivemos ansiosos (Fp 4. 6,7) por nossos interesses e muitas vezes esquecemos que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus (Rm 8. 28) e que precisamos mortificar os feitos da carne (Rm 8.13) para que o nome de nosso Deus seja glorificado em nossas vidas...
  Que Deus esteja nos iluminando neste momento para que possamos nos aperfeiçoar e virarmos um verdadeiro adorador...
  Shalom!

Sérgio André – pós-graduando em Ciências da Religião.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

A BÍBLIA E A POLÍTICA


A BÍBLIA E A POLÍTICA

     A paz do Senhor a todos,
    É interessante como em anos eleitorais há uma grande agitação no meio cristão sobre os possíveis candidatos e partidos que concorrerão às eleições, principalmente quais deles estarão chancelados por alguma igreja local…
    O que nos chama mais a atenção é que o público se mostra desconhecedor sobre o que a Bíblia fala sobre o assunto, mesmo havendo uma informação tão vasta na Palavra do Senhor! Alguns apoiam e outros criticam a tão conhecida frase: “Cristão vota em cristão!” Após vários escândalos envolvendo cristãos no meio político, inclusive de igrejas tão renomadas, vem-nos ao caso rever tão efusiva frase!
    A política, segundo os mais renomados juristas, “é a arte ou ciência da governança de um Estado ou nação”, ou seja como administrar os bens públicos. Sabemos que todos os seres humanos são seres políticos pois tomam decisões ou indicam quem deve tomá-las em seu lugar… daí a preocupação de todos, quem deve ser eleito para decidir por nós?
    Embora seja sustentado por alguns o fato de que a igreja deveria escolher seus representantes para defendê-la ou ir em busca dos interesses dela, o que a Bíblia diz sobre o assunto? Alguma pessoa foi eleita pelos servos de Deus, na Bíblia sagrada, para nos servir de exemplo?
   Se lermos em Ester 2. 17 (a escolha de Ester) precisaremos responder a seguinte pergunta: Quem elegeu a Ester para que Deus livrasse o povo dEle através dela? Se lermos em Esdras 1. 1-3 perguntaremos: Quem elegeu a Ciro para autorizar a reconstrução de Jerusalem? Não podemos esquecer que o profeta Isaías (Is 44.28) Descreve a vinda de Ciro cerca de duzentos anos antes dele surgir e, mesmo, não sendo ele israelita, libertou ao povo de Israel e o enviou de volta a Cidade de Jerusalem. Se lermos em Gênesis 41. 38-42 veremos que o próprio Faraó reconheceu o motivo para a escolha de José como vice-rei do Egito, e não foi por escolha humana, mas divina que ele havia decidido colocar um estrangeiro no governo… em Números 11. 16,17 vemos que na hora de escolher a 70 (setenta) anciões para serem juízes ao lado de Moisés, foi o próprio Deus quem estabeleceu as regras para os escolhidos.
   Até quando houve escolha na igreja do Senhor, em Atos 1. 24-26, os apóstolos pediram que Deus indicasse qual discípulo deveria ser chamado para o apostolado. Assim como o apóstolo Paulo estabelece normas para serem seguidas pelos ministros, diáconos e as mulheres que trabalham na obra do Senhor (1 Tm 3.1-13), também a igreja precisa observar para quem vai seu voto ou para qual partido pois eles precisam ser claros em suas intenções.
  Quando uma pessoa é eleita para alguma função deve seguir a várias regras e acumula várias atribuições, como os Deputados Federais que discutem e aprovam leis e medidas provisórias, ou o Vereador que representa os interesses da população perante o poder público municipal, aprovando ou não leis no âmbito municipal. Em tudo isso a vontade de Deus é soberana, guiando a igreja dEle no caminho certo (Isaías 30. 21).
   O que precisamos saber, neste caso, para tomarmos a decisão correta é qual o plano de governo do partido “A” ou “B”, ou do candidato “X”, para então votarmos em quem decidirá de acordo com os princípios bíblicos para as votações polêmicas (como aborto, ideologia de gênero, manipulação genética, tributação das igrejas, liberação da maconha, etc.) e não podemos esquecer que, se o candidato escolhido não ganhar nas eleições o voto dos cristãos pode ter sido dado a um Partido que não tem nenhuma intenção de seguir aos dogmas bíblicos!
   Como vimos, a escolha de políticos que tenham compromisso com os nossos princípios, que não sejam corruptos nem envolvidos em escândalos, ou pertençam a partidos corruptos, essa sim deveria ser nossa preocupação, se além disso ele for cristão seria ainda melhor… mas caso um candidato não evangélico se porte de forma melhor do que aquele que se diz cristão, em quem devemos votar se queremos manter nossos valores cristãos? A Bíblia sagrada deve ser nosso guia, inclusive quando politicamente optamos por algum candidato, esse sim deve ser o ensinamento de todo cristão!
   Shalom!

Sérgio André de Almeida - administrador e Pós-graduando em Ciências da Religião

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Unev oficializa o culto da1ª CIPOMA

Paz, as 08h00 do dia 11 de abril a UNEV oficializou o culto da 1ª CIPOMA com a presença da diretoria, conselhos e irmãos da 1ª CIPOMA e de igrejas próximas.



sexta-feira, 30 de março de 2018

HOMENAGEM DA CÂMARA DE VEREADORES DE RECIFE

PAZ, ESTE BLOGUEIRO E ESPOSA FORAM HOMENAGEADOS PELA CÂMARA DE VEREADORES DE RECIFE PELOS SERVIÇOS PRESTADOS JUNTO A UNEV-PE EM PROL DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DE PERNAMBUCO.



sexta-feira, 23 de março de 2018

CAMARA DE RECIFE HOMENAGEIA A UNEV PELOS SEUS 25 ANOS.

PAZ, A CÂMARA MUNICIPAL DE RECIFE FARÁ UMA HOMENAGEM PELOS 25 ANOS DA UNEV.


UMA JUSTA HOMENAGEM.

CULTO DE ANIVERSÁRIO DA UNEV-PE

DIA 24 DE MARÇO DE 2018 A UNEV-PE COMEMORA 25 ANOS NO SEMINÁRIO BATISTA DO NORTE DO BRASIL. PARABÉNS A UNEV-PE.