TEXTO: Lc 22. 24-28
ENFOQUE: Pv 26. 18, 19
Ao estudar em sala de aula o professor, às vezes, visando motivar os alunos e incentivá-los nos estudos, pode fazer uma competição como parte da dinâmica. Algo saudável e sem pressão... esse não é o assunto da lição! Nossa lição visa mostrar o lado negativo das competições dentro e fora de nossa igreja.
Em virtude de uma disputa entre discípulos, Jesus nos pergunta: Quem é maior, o que está sentado à mesa ou o que serve? Antes que você responda lembre-se que o próprio Senhor nos deu uma lição e lavou os pés dos discípulos, assim como ele partiu o pão e serviu a todos... então, quem é maior? A visão humana das coisas se resume a quem manda mais e a quem recebe mais; a visão de Deus é a de quem serve mais, a de quem é mais útil à obra; qual é a sua visão?
Há quem se preocupe apenas em ser observado, em estar em primeiro lugar, em estar à frente dos demais, em ganhar ( como Ananias não queria repartir, apenas ter mais que os outros irmãos em Atos 5). Essa competição selvagem e que não nos faz crescer é a que está sendo rebatida pela lição, ao ponto do enfoque nos alertar sobre os tolos que não conseguem seguir o exemplo de João Batista e dizer que "Cristo cresça e eu diminua".
Sempre encontramos quem queira ser pastor, presbítero, dirigente de círculo de oração e outros cargos mais, mas são poucos que ofertam aos missionários ou que queiram ser missionários, são poucos que evangelizam de rua em rua ou aos seus colegas de trabalho, são poucos que se calam frente a alguma humilhação e busquem resolver pelas autoridades e não com seu próprio punho (ou língua).
Faço-lhe um desafio, uma competição espiritual: Vamos ver quem traz mais colegas para a Escola Bíblica Dominical neste próximo domingo? Traga pai, mãe, irmão,vizinho ou colega e aprenda os passos de Jesus. Domingo, às 09h30 na EBD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário