quinta-feira, 30 de maio de 2013

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 9 - ADOLESCENTES

      TÍTULO: TRABALHANDO NA JUDEIA
      TEXTO: Jo 2. 13-25
      ENFOQUE: Jo 3.22

     Através da lição bíblica poderemos transmitir aos jovens e adolescentes os ensinos de Cristo em suas parábolas, como a obediência, trabalhadores maus, as bodas, a vigilância, as dez virgens e outras mais... falaremos sobre impostos, anjos e sobre nossas atitudes.
      Jesus que desde o início da lição já percorreu Belém, Egito, Nazaré e a Judeia passou a Galileia e Betsaida para curar e batizar. Quais os conceitos que Cristo transmitiu-nos? Quais pessoas ele teve que enfrentar para nos deixar este legado?
       Domingo, às 09h30, na EBD todos nós teremos um ensinamento bíblico profundo e claro sobre a ética cristã. Venha e confira. Traga alguém com você.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ANISTIA



       Não entendi nada... li um artigo que falava a respeito de que os crimes cometidos pelos agentes do governo durante a famigerada ditadura não expiraram e que os autores deveriam ser presos em nome do direito e da cidadania, mas o citado artigo em nenhum momento falou daqueles que sequestraram, roubaram bancos e mataram durante o mesmo período. Todos não foram anistiados conjuntamente?
        Também não entendi quando o artigo falava de democracia e o autor esqueceu que os familiares dos agentes públicos mortos por grupos paramilitares também têm o direito de saber quem os matou e, inclusive, alguns deles também estão desaparecidos...
       Um historiador comentava que em todos os regimes fechados os militares seguiram as ordens dos Chefes de Estado e perseguiram os da oposição (Cuba persegue opositores até hoje, em nome do comunismo; a antiga URSS que aproveitou os campos de concentração nazistas também perseguiu seu opositores na famosa cortina de ferro, e era comunista; no Brasil, com muita tristeza, também não foi diferente). A questão é: se quiserem averiguar, que verifiquem tudo, pois não há (comissão da )Verdade unilateral, onde só os antigos governistas cometeram crimes e se esquecem dos guerrilheiros e ideologistas da época (não esqueçamos que os atuais líderes brasileiros perpetraram verdadeiros crimes durante o período em comento utilizando-se de pseudônimos  como ROSE).
       A verdade, se quiserem apurar, deve ser transparente, e alcançar a todos os criminosos, seja de qual lado estivesse ou esteja. Certa vez uma pessoa perseguida falou: “...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!” Só não fizeram uma comissão para apurar a morte dele porque Ele não era político, muito menos dissidente... pelo menos quando Ele anistia é de verdade!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 8 - ADOLESCENTES

      TÍTULO: MILAGRE É COM JESUS!
      TEXTO: Mc 1.21-34
      ENFOQUE: Mc 1. 34

      Milagre: maravilha, prodígio. Milagre também pode ser uma encenação, um teatro, mas no nosso caso ficamos com uma ação extraordinária de nosso Deus, que supera nosso entendimento e as leis da física e da natureza. Algo que está a cima do que pensamos, inexplicável. Operação de milagres inclui cura de várias doenças, fazer cair fogo do céu, abrir o leito do rio, fazer a terra parar, permitir a seca e acabar com ela, ressuscitar mortos e muito mais...
      A lição se propõe a mostrar que eles existiram antes, durante e após a presença de Jesus na terra. Principalmente quando o mestre aqui estava e Ele fez questão de nos ensinar como se faz um milagre. "Curou todo tipo de doença", é o que nos diz o enfoque bíblico, além de expulsar demônios e, principlamente, salvar.
       Teremos a oportunidade de tirar nossa dúvidas sobre o que é e o que não é o milagre e sobre o fato de que a pessoa por intermédio de quem Deus o opera continua sendo uma pessoa comum, não se torna 'santo', muito menos é um deus. Venha para a EBD e aprenda junto com a gente. Domingo, às 09h30 na EBD mais próxima de sua casa.
      Shalom!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

      A intolerância religiosa nunca deixou de existir no Brasil. Sempre temos notícias de fatos desagradáveis vindos de outros países (normalmente de maioria muçulmana), mas aqui no Brasil sempre temos notícias tristes.
      Lembro de quando morei em Surubim (Agreste de Pernambuco), quando irmãos mais velhos narravam das perseguições dos anos 1950 até 1970, quando determinado religioso (hoje venerado como frei) expulsou os crentes de suas casas a pedradas. Mas relato a baixo a morte da esposa de um pastor e mais três feridos por arma de fogo durante um culto, ontem à noite (14Mai13):
"Segundo a esposa do suspeito, Cícera Maria da Silva Monteiro, de 40 anos, quando o homem não viu dois filhos em casa e descobriu que estavam na igreja, pegou a arma que tinha comprado há três meses, e foi em busca dos garotos. O irmão de 16 anos, observando as intenções do pai, foi até a igreja avisar aos irmãos. Ele seguiu o adolescente pelo percurso de cerca de 100 metros, chegou a disparar contra o filho pelo menos três vezes, nenhum dos tiros o atingiu.Segundo a mulher, Vicente (pedreiro, Vicente Henrique de Andrade) não aceitava que ninguém da família saísse de casa, muito menos que fosse à igreja. Quando chegou no local, encontrou Rubens Henrique Monteiro de Andrade, de 23 anos, e Jeferson Henrique Monteiro de Andrade, de 19 anos, também estavam no local, entrou atirando para matá-los, mas acabou atingindo os fieis."


Oremos pelo nosso país.
Shalom!

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 7 - ADOLESCENTES

      TÍTULO: Um sermão prático
      TEXTO: Mt 5. 1-12
      ENFOQUE: Mt 5. 11

      É incrível como todas as pessoas sonham em um dia não ter preocupações, não ter que trabalhar, nem que fazer atividades extras, mas desde que Deus criou a Adão já lhe outorgou responsabilidades no Jardim do Eden, pelo simples fato que a humanidade não permaneceria viva se não estivesse ativa.
     Na Igreja do Senhor não é diferente. Todos têm responsabilidades. Inclusive jovens e adolescentes. No sermão da montanha Cristo não só elogiou os que sofrem por amor ao nome dEle como estabeleceu atividades para a igreja, como a evangelização e o testemunho cristão, por exemplo.
     Mas, e você, Qual tem sido sua atividade na Igreja em que congrega? E para com o nosso Deus? Tens dado testemunho? Tens evangelizado? Tens sido o padrão dos fiéis, como pediu Paulo?
     No próximo domingo veremos que há crentes sofrendo e sendo perseguido em todo o mundo, em alguns países não podem nem dizer que são crentes para não serem presos, torturados ou mortos... enquanto alguns ficam se queixando no Brasil por pouca coisa...
      Domingo, às 09h30 na EBD. Venha e traga alguém com você!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 6 - ADOLESCENTES

       TÍTULO: PRECISA-SE DE DISCÍPULOS
       TEXTO: Mt 4. 18-22; 9.9; Lc 6. 12-16.
       ENFOQUE: Mt 4.19

       Como estabelecer uma Igreja grande e forte, que suporte os ataques do inimigo e perdure até a vinda de Cristo? O segredo estava no ensinamento do sogro de Moisés, Jetro, quando o mesmo orientou a Moisés para que o mesmo nomeasse auxiliares, líderes de grupos e subgrupos (Ex 18. 21: homens tementes, que falem a verdade, e que não sejam avarentos ou mesmo mercenários). Foi o que Jesus fez: forjou discípulos, apóstolos, líderes, pastores, evangelístas e irmãos. Tudo em 03 anos de curso prático e teórico.
       Como os auxiliares eram, o que faziam antes de encontrar o mestre e o que vieram a escrever, fazer e ensinar? Nós poderemos analisar sobre o assunto no próximo domingo. Mas, e quanto a nós?
       Hoje não precisamos de alunos-turistas que vêm à escola de tempos em tempos, ou de alunos-centro, aqueles que vêm para chamar a atenção de todos com suas roupas,conversas, brincadeiras, celulares e desrespeito característicos. Nós precisamos de pais que dêem exemplo a seus filhos e venham com eles para a EBD (assim como Jesus sempre estava com seus discípulos para que aprendessem), de pais que repreendam quando seus filhos não estiverem aprendendo (como Jesus repreendeu a Pedro), de professores que se importem com o ensino da Palavra diuturnamente  e não apenas quando chegam na EBD.
       Discípulos, seguidores, alunos e, antes de tudo, exemplo (como Paulo orientou a Timóteo - 1 Tm 4). Tudo para podermos semear a Palavra de Deus sem manchas, pois ultimamente temos visto até mesmo pastores sendo presos por corrupção, estupro, sonegação fiscal, alguns escondendo dinheiro não declarado dentro da Bíblia, para enganar a muitos... mas a capa um dia cai!
       Para fazermos discípulos precisamos também sermos um. Venha para a EBD e aprenda um pouco mais. Domingo, 09h30 na casa de refúgio do cristão.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Curiosidade

      Em Atos 21. 37 você encontrará a resposta a nossa última pergunta.
      Paulo seria a resposta.
      Shalom!

Redução da Maioridade Penal



Primeiramente declaramos: somos a favor da redução da maioridade penal!
Nós somos sabedores que só a redução da maioridade penal para 16 anos (sem educação e acompanhamento familiar) não será suficiente para impedir os abusos que vêm sendo praticados pelos “menores”, no entanto o que é que tem surtido efeito até hoje? No mínimo a redução iria desestimular a outros “menores” de praticarem tais atos.
Nós também não esquecemos que um antigo Presidente da República retirou das salas de aula as matérias que ministravam ética, cidadania, direitos e DEVERES, religião e espiritualidade, então como esperar que tão somente a escola seja o bastante para uma criança e adolescente, cujas famílias estão desestruturadas, se tornarem cidadãs?
Encontramos um texto bíblico em Deuteronômio 24.16 onde se salienta que o conhecimento da lei é suficiente para a pessoa responder por seus erros e que tais erros não podem passar para os pais, ou vice-versa, mas no Brasil um suposto menor é responsável para votar e trabalhar, mas não pode ser preso por seus crimes... Em alguns casos os pais são condenados a pagar indenização ou pensão! Por qual motivo? O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA não está em análise, não é o alvo da população, apenas a punição aos que possuem idade entre 16 a 18 anos.
Ontem (07Mai13), em um programa jornalístico televisivo foi feita uma enquete sobre o assunto e 97,59 % (30. 113) das pessoas responderam que são a favor e apenas 2,41 % (745) colocaram-se contra a redução da maioridade penal.
Se é que estamos em uma democracia, o que esperam os nossos legisladores para votar a redução da maioridade penal?

quarta-feira, 1 de maio de 2013

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 5 - ADOLESCENTES

     TÍTULO: A TENTAÇÃO DE JESUS
     TEXTO: Mt 4. 1-11
     ENFOQUE: Mc 14.38

    Tentar: empregar meios para obter (algo desejado); por à prova, experimentar; procurar seduzir; causar desejo a (mini-Aurélio).
    Somos sabedores que Deus a nenhuma pessoa tenta (Tg 1.13), mas isso não significa dizer que a nossa carne, os nossos familiares, companheiros e os adversários (incluindo o inimigo de nossas almas), não possam ou não queiram nos tentar. A questão é: estamos preparados para a tentação?
     O nosso Senhor Jesus foi tentado e nos deu o exemplo, pois nunca cedeu a tentação. E você? Como reage frente a tentação?
     Em nossa lição nós veremos como foi a tentação de Cristo, como Ele resistiu e também como a tentação chega até nós...
    Domingo, às 09h30, na EBD. Venha e traga alguém como você.