segunda-feira, 4 de julho de 2011

FUGINDO DA DEPRESSÃO

           Depressão. Ao falarmos de uma doença tão comum em nosso tempo precisamos entender o que ela é ou faz; para o dicionário Aurélio (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. MiniAurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000) a palavra depressão, em termos psiquiátricos, traduz “estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade.”
            A doença que traz consigo sintomas como mudança de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, sentimento de culpa ou perda de auto-estima, distúrbio do sono ou de apetite, perda de energia e falta de concentração atinge cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 17 milhões só no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se não tratada corretamente pode levar a incapacidade de administrar a própria vida e à falta de responsabilidade, podendo levar até ao suicídio. A OMS estima que cerca de 850.000 pessoas morrem todo ano devido a depressão.
          A OMS aponta que em 2030 a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, devendo ser a maior causa de perdas para a população entre todos os problemas de saúde, sem esquecermos do grande crescimento na venda de remédios associados à doença.
          A depressão não é uma doença isolada, ela atinge também ao povo de Deus. Ao lermos a Palavra de Deus encontramos exemplos claros de depressão e isso a cerca de 2000 anos atrás.
            No Salmo 137, após anos de cerco bélico, queda de Jerusalém e o exílio em Babilônia, vemos os cantores de Israel sem ânimo de vida, sem forças para cantar, pendurando seus instrumentos de cântico nos salgueiros e abandonando-os lá.
           No livro de 1 Reis 19. 4,5, após a rainha Jezabel ter matado a seus familiares, o profeta Elias decide fugir para o deserto. Em um dia ele estava forte e no outro desanimado. Em apenas 24 horas perdeu a alegria de viver e toda força em Deus, passando a pedir a morte.
           Em Jó 3. 3 -5 vemos o homem mais rico da época perder tudo: bens, casa, filhos e saúde; depois passou a amaldiçoar o dia em que nasceu, também esperando a morte.
           Todas três passagens bíblicas são exemplos claros da existência e atuação da depressão na vida daqueles que servem a Deus. Como toda doença a depressão não é seletiva, mas atinge a quem não resiste a determinadas circunstâncias e também pode ser tratada através de medicamentos prescritos e acompanhados por um médico.
            Mas também encontramos alento em Deus. A Bíblia mostra que o nosso Senhor também cura dessa temível doença. Na passagem do profeta Elias citada a cima vemos que Deus esclarece ao profeta que o mesmo não estava só e que, inclusive,separaria uma pessoa para ajudá-lo, acompanhá-lo. Deus sempre dá novas forças a seus servos.
          Não é por acaso que o salmista registra que a Presença do Senhor em sua vida lhe dá forças ( Sl 118. 14 ). A constante oração ( 1 Ts 5. 17 ) e o louvor contínuo em nossos lábios ( Sl 34. 1 ) são poderosas armas contra a depressão; em Lucas 21. 36 e 1 Pedro 5. 8 tanto Jesus como Pedro esclarecem que a vigilância constante pode nos manter em pé diante de Deus e longe dessa doença.
             Saúde a todos.
             Shalom!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário