quinta-feira, 28 de julho de 2011

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 5 - ADOLESCENTES

            TÍTULO: HONESTIDADE A TODA PROVA.
            TEXTO: Fp 4. 8; 1 Pe 2.12
            ENFOQUE: Jó 22. 3

            O que fazer quando encontramos uma carteira porta-cédulas com dinheiro em seu interior? Algumas pessoas ficam com o dinheiro e jogam a carteira fora, outras ficam com o dinheiro e entregam a carteira ao dono ou em local apropriado e outras devolvem a carteira com o dinheiro ao dono ou às autoridades! E você, o que faria?
            Honestidade é algo que aprendemos em casa, no nosso lar. Acima de tudo é um ensinamento bíblico, mas sabemos que as conversações corrompem os bons costumes... o rei Davi mencionou 'serei honesto em tudo o que fizer. Viverei uma vida correta na minha casa' (Sl 101. 2). Tenha uma boa aula!

sábado, 23 de julho de 2011

DIA DO SOLDADO

            Aguardamos vossa presença dia 13 de Agosto na Assembleia de Deus em Jardim Paulista Baixo, Paulista:

quinta-feira, 21 de julho de 2011

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 4 - ADOLESCENTES

           TÍTULO: A SOLIDARIEDADE CRISTÃ
           TEXTO: Mt 25. 31- 46
           ENFOQUE: Mt 25. 40

           SOLIDARIEDADE! Uma palavra cada vez mais difícil de se ouvir e uma atitude difícil de encontrar. Sempre ouvimos o pastor mencionar que estão faltando doações para os necessitados... sempre vemos crentes, famílias e conhecidos passando necessidade e a igreja preocupada apenas com as festas de aniversário dos órgãos e viagens missionárias! No sermão profético Cristo alertou para isso; na parábola do samaritano Ele também alertou para isso; o apóstolo Tiago também alertou para a ajuda aos necessitados, viúvas e órfãos, como pre-requisito a uma igreja para ser reconhecida como verdadeira...
            Nessa lição os jovens e adolescentes poderão estudar e aprender um pouco mais sobre o auxílio aos necessitados, não como meio de salvação como pregam algumas religiões, mas como imposição do Senhor Jesus para indicar quem são seus seguidores. Shalom! Boa aula!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ALEGRIA

            MOTIVOS PARA NOS ALEGRARMOS:


  1. ALEGRIA PELA SALVAÇÃO: SL 51.12
  2. ALEGRIA PELA ESPERANÇA: RM 12.12, EZ 37.11
  3. ALEGRIA POR TER ACESSO À CASA DE DEUS: SL 122.1
  4. ALEGRIA POR TER O NOME INSCRITO NO LIVRO DA VIDA: LC 10.20
  5. PELOS FEITOS DE DEUS EM SUA VIDA: SL 126.3

quinta-feira, 14 de julho de 2011

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 3 - ADOLESCENTES

           TÍTULO: É DROGA MESMO!
           TEXTO: 1 Co 6. 17 - 20.
           ENFOQUE: 1 Co 6. 19

           A nossa lição falará sobre um tema atual e enfático: Drogas. Registra o autor que 'a droga é um mal que se compra por um preço, o qual se paga pela vida inteira'. Concordamos com ele, se é que se pode dizer que um viciado 'vive', possivelmente apenas sobrevive.
            É oportuno lembrar que existem drogas lícitas e ilíctas, mas nem por isso nos deixaremos dominar por nenhuma delas (1 Co 6. 12). A Bíblia nos alerta que um abismo leva a outro abismo e é assim que acontece: primeiro vem a bebida alcoólica, depois o cigarro, depois a maconha, o crack, a cocaína, heroina, ecstase e outros derivados. Há também os que se viciam em medicamentos (des)controlados. De todos esses males a Palavra de Deus nos livra, se atentarmos para ela. Quais os motivos que levam uma pessoa a utilizar drogas? Esses e outros detalhes estudaremos na EBD, domingo às 09h30. Boa Aula!

RESPOSTA BÍBLICA

           Parabenizamos a todos que responderam a pergunta bíblica, cuja resposta é Eutico (At 20.9).
           Shalom!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - AULA 2 - ADOLESCENTES

           TÍTULO: A CONDUTA CRISTÃ.
           TEXTO: Dn 1. 8 -14
           ENFOQUE: Rm 12. 2

           Ficar. Colar. Namorar. Fumar. Beber, etc. Meus colegas fazem, por que não posso fazer? Minha mãe não manda em mim, você quer mandar? Qual a conduta correta para um adolescente, um jovem cristão? A lição da Escola Bíblica Dominical trata sobre escolhas. Daniel escolheu seguir os mandamentos bíblicos e você?
            Na epístola de Tiago, capítulo 4, versículo 4, encontramos um alerta importantíssimo semelhante ao capítulo 2 da primeira epístola de João: Precisamos escolher de que lado estamos, se estamos com Cristo (Nova Criatura) ou não. Malaquias 4 mostra que existe diferença entre os que servem a Deus e os que não o servem. São muitos assuntos que serão tratados na EBD. Boa aula.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PERGUNTA BÍBLICA

            Qual o nome do jovem que veio a falecer ao cair de um prédio após uma pregação? Indique o registro bíblico.
            A resposta da pergunta anterior está em Juizes 9. 5 ou 56.
            Envie sua resposta para casaderefugio1@gmail.com .
            Shalom!

FUGINDO DA DEPRESSÃO

           Depressão. Ao falarmos de uma doença tão comum em nosso tempo precisamos entender o que ela é ou faz; para o dicionário Aurélio (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. MiniAurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000) a palavra depressão, em termos psiquiátricos, traduz “estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade.”
            A doença que traz consigo sintomas como mudança de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, sentimento de culpa ou perda de auto-estima, distúrbio do sono ou de apetite, perda de energia e falta de concentração atinge cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 17 milhões só no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se não tratada corretamente pode levar a incapacidade de administrar a própria vida e à falta de responsabilidade, podendo levar até ao suicídio. A OMS estima que cerca de 850.000 pessoas morrem todo ano devido a depressão.
          A OMS aponta que em 2030 a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, devendo ser a maior causa de perdas para a população entre todos os problemas de saúde, sem esquecermos do grande crescimento na venda de remédios associados à doença.
          A depressão não é uma doença isolada, ela atinge também ao povo de Deus. Ao lermos a Palavra de Deus encontramos exemplos claros de depressão e isso a cerca de 2000 anos atrás.
            No Salmo 137, após anos de cerco bélico, queda de Jerusalém e o exílio em Babilônia, vemos os cantores de Israel sem ânimo de vida, sem forças para cantar, pendurando seus instrumentos de cântico nos salgueiros e abandonando-os lá.
           No livro de 1 Reis 19. 4,5, após a rainha Jezabel ter matado a seus familiares, o profeta Elias decide fugir para o deserto. Em um dia ele estava forte e no outro desanimado. Em apenas 24 horas perdeu a alegria de viver e toda força em Deus, passando a pedir a morte.
           Em Jó 3. 3 -5 vemos o homem mais rico da época perder tudo: bens, casa, filhos e saúde; depois passou a amaldiçoar o dia em que nasceu, também esperando a morte.
           Todas três passagens bíblicas são exemplos claros da existência e atuação da depressão na vida daqueles que servem a Deus. Como toda doença a depressão não é seletiva, mas atinge a quem não resiste a determinadas circunstâncias e também pode ser tratada através de medicamentos prescritos e acompanhados por um médico.
            Mas também encontramos alento em Deus. A Bíblia mostra que o nosso Senhor também cura dessa temível doença. Na passagem do profeta Elias citada a cima vemos que Deus esclarece ao profeta que o mesmo não estava só e que, inclusive,separaria uma pessoa para ajudá-lo, acompanhá-lo. Deus sempre dá novas forças a seus servos.
          Não é por acaso que o salmista registra que a Presença do Senhor em sua vida lhe dá forças ( Sl 118. 14 ). A constante oração ( 1 Ts 5. 17 ) e o louvor contínuo em nossos lábios ( Sl 34. 1 ) são poderosas armas contra a depressão; em Lucas 21. 36 e 1 Pedro 5. 8 tanto Jesus como Pedro esclarecem que a vigilância constante pode nos manter em pé diante de Deus e longe dessa doença.
             Saúde a todos.
             Shalom!