quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ELEIÇÕES!

            Não poderia me furtar a mencionar este tema, embora que de forma resumida.
            O Sufrágio Universal, como é chamado o exercício do voto, é algo que nos iguala: ricos, pobres, negros, brancos, evangélicos, católicos, budistas, etc. Mas, após os eleitos assumirem seus cargos eletivos não seremos mais iguais. Cada político, hoje candidato, vai batalhar para manter seus votos conquistados cumprindo suas poucas promessas, sejam elas quais forem. è aí que entra o poder de escolha, de decisão, o livre arbítrio político. Se escolhermos as pessoas erradas iremos nos lamentar para o resto de nossas vidas.
           Pensemos bem antes de votar, nossa escolha hoje repercutirá no amanhã.

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - ADOLESCENTES - LIÇÃO 1

            TÍTULO: O QUE É GRAÇA E MISERICÓRDIA?
            TEXTO: Rm 5. 12-21
             ENFOQUE: Rm 6. 23

             Começamos um novo trimestre. As lições Bíblicas desta feita irão transmitir ensinamentos valiosos sobre as cartas que o Apóstolo Paulo escreveu e se encontram registradas na Bíblia Sagrada. Começamos com dois assuntos da mais alta importância: Graça e Misericórdia.
            A Misericórdia de Deus já era algo conhecido pelo povo de Israel, pois Jeremias já havia mencionado que as Misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos (Jr 3.22), embora eles mesmos não atentassem para esse conceito. Mas a Graça de Deus, isso não era conhecido de nenhum ser humano! Sabíamos que havíamos pecado (Rm 3.23, 6.23), mas não sabíamos como corrigir esse erro. Tentamos com sacrifícios de animais, isolamentos, jejuns, orações, mas nada tirava a sensação de culpa, exceto o Sangue de Cristo.
           O Sacrifíco de Jesus naquela cruz foi uma porta aberta para o perdão. Essa é a Graça de Deus. Gálatas faz questão de dizer que não vem das obras para que ninguém se glorie nisso, mas Salvação é um ato exclusivo da parte de Deus. Que o aluno possa meditar nisso durante os próximos três meses.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO BÍBLICA- AULA 13 - ADOLESCENTES

            TÍTULO: DEUS NÃO TEM NETOS. DECIDA-SE!
            ENFOQUE: Jo 1. 13
            TEXTO: Ez 18. 1- 20.

            Estamos chegando ao final de mais um trimestre. Nesta Lição estudamos por 13 (treze) domingos consecutivos sobre o tema: Vivendo em Família! Já a lição que iniciaremos em Outubro, próximo trimestre, nos trará uma abordagem sobre "Cartas que edificam", um estudo sobre as epístolas paulinas.
           Mas, para chegar lá é necessário refletir na lição deste domingo. Imagine você precisando de um médico e, ao chegar ao consultório, se deparar com o filho do médico dizendo que 'hoje ele não vem, mas pode deixar que eu fico no lugar dele e passo um remédio para você!' O que você faria nessa situação? Você acreditaria que o filho do médico também pode receitar porque o pai dele fez um curso e tem diploma? Você se medicaria com o filho do médico ou iria para outro consultório procurar um médico de verdade?
          Pois é assim que muitas pessoas agem quando se fala de salvação. Dizem que são salvas porque seus pais são... Será? Posso acreditar no ditado que diz: Filho de peixe, peixinho é! Obviamente que não. A salvação é individual e não é conquistada por boas obras (Nunca roubei, nunca matei, eu sempre ajudo os necessitados,etc).
          A salvação já foi conquistada por Jesus, e o preço foi o seu sangue derramado na cruz. Deixo para sua meditação o que diz em Jo 1. 12: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". É importantíssimo receber a Jesus hoje, não só da boca para fora, mas tendo uma vida digna do evangelho.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PERGUNTA BÍBLICA

           Na Bíblia, qual o Rei  que começou a reinar com oito (08) anos? Envie sua resposta para meu email, vamos ver se você acerta!!!

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA- ADOLESCENTES- AULA 12

TÍTULO: Você é Importante para sua Família!
TEXTO: LC 15.11 A 32
ENFOQUE: IS 49.15

           A Lição que passamos a estudar traz-nos uma reflexão sobre a importância do adolescente no seio de sua família. Sabemos que famílias tementes a Deus têm a tendência de valorizar e proteger seus entes queridos, mas em nossas salas de aulas temos adolescentes filhos de pais não evangélicos que, muitas vezes, não seguem os mesmos princípios registrados na Bíblia Sagrada.
           Na cabeça de um adolescente (passando por ransformações frequentes por motivos de crescimento hormonal) nem sempre há uma compreensão sobre a sua participação em sua família (seja de sangue ou adotiva). Algumas vezes o adolescentes se encontra feliz, achando que é o 'centro' do universo, outras vezes se sente esquecido e deseja sair de casa, fugir, morrer...
           A lição lembra da parábola do Filho Pródigo, que intentou viver sozinho no mundo, gastando todo seu dinheiro e perdendo parte de sua vida (estudos, companhia dos pais, etc) para viver com amigos. Quando o dinheiro acabou ele percebeu que a família nunca o abandonaria como fizeram seus 'amigos' e, graças a Deus, voltou arrependido.
          Pedimos a Deus que o adolescente cresça no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, ao lado de seus pais a quem deve obedecer e, em muitos casos, cuidar. O motivo é simples e se encontra no Salmo 27 e verso 10: "Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim".

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - ADOLESCENTES - LIÇÃO 11

TÍTULO: ON-LINE E OFF-LINE.
TEXTO: Pv 15. 20,21 e Mt 12. 33 - 37.
ENFOQUE: Fp 4.8

              Um assunto mais que presente e real na vida dos adolescentes. É certo que quase todos os adolescentes das classes A, B e C possuem computador em casa. Mas como o utilizam? Têm eles a supervisão de um adulto? Possuem programas instalados que não permitem que vejam sites adultos?
              O Enfoque Bíblico é claro em dizer que "encham as mentes de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, ..." Mas o adolescente ainda não é capaz de enteder tudo o que é bom para ele, para isso se faz necessária a presença constante de um adulto responsável o aconselhando.
              Não esqueça que o Temor do Senhor é o princípio da sabedoria...

Mensagem Subliminar em Rei Leão

MARKETING SUBLIMINAR

O especialista em marketing americano, James Vicary, em 1957 inventou o conceito de mensagem subliminar.Uma experiência elaborada por ele, projetando mensagens rápidas entre imagens de um filme, dizendo: beba coca-cola e coma pipoca, fizeram aumentar as vendas em 57,7%. Daí surgiu a ideia de infiltrar mensagens ocultas em filmes,cartazes, músicas, etc.
Algumas empresas usam estas mensagens para aumentar o faturamentl, outras para propagar seu ideal: socialismo, religioso, sexual, modificar opinião pública sobre determinado assunto, etc.
Vigiemos, pois a Bíblia afirma que o poder do engano já opera (1 Tm 4.1 e 2 Ts 2. 1-11).

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - ADOLESCENTES - LIÇÃO 10

TÍTULO: A MAIOR HERANÇA QUE EXISTE!
TEXTO: MT 6.19-21; LC 12.13-21
ENFOQUE: PV 20.21

A palavra herança, segundo o dicionário (Mini Aurélio. Aurélio Buarque H. Ferreira), vem a significar: 1. O que se herda, ou se transmite por hereditariedade. 2. Patrimônio deixado por alguém ao morrer. Mas o comentarista de nossa lição enfoca a ambição do ser humano pelo dinheiro.
Ao analisarmos o texto bíblico constatamos que as riquezas não duram para sempre (Pv 27.24). Talvez seja esse o motivo das pessoas sempre quererem mais e, inclusive, esquecerem dos amigos, da família e de Deus para pensarem apenas no Quanto podem ganhar, na fama e no sucesso pessoal. Elas chegam a dizer: "Pouco dinheiro não traz felicidade!" Um contraste claro ao que a Bíblia diz ao afirmar que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm 6.10), pois os pensamentos de uma pessoa estão voltados para aquilo que lhe chama mais a atenção, neste caso, o dinheiro.
Você não vale o que tem, mas o que você é, o que você transmite a quem está a sua volta. Lembre-se da parábola do filho pródigo narrada em Lc 15, ele teve muitos amigos enquanto tinha dinheiro, mas a Felicidade só encontrou quando lembrou-se de Deus e da família, infelizmente já tinha perdido todos os seus bens materiais, mas, felizmente, RETORNOU aos bens espirituais enquanto houve tempo.