quinta-feira, 27 de agosto de 2015

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 9 - ADOLESCENTES

   TÍTULO: Sociedade e Missão Social
   TEXTO: At 2. 42-46; 4.32-37.
   DESTAQUE: Tg 2. 17

   Você sabe o que significa ação social? Não é nenhum programa de televisão... a ação social visa ajudar a quem necessita, um trabalho voluntário que não traz retorno econômico para quem faz, talvez para quem recebe. Com toda certeza, em se tratando da igreja, traz benefícios sociais e espirituais a todos. 
   Doações, trabalho voluntário, cuidados com o próximo, 'sopão', cestas básicas, etc. Esses são exemplos de ações que ajudam a população e dão destaque e visibilidade à igreja. Quando uma pessoa age assim, nunca buscando projeção social, há sempre quem veja e isso traz retribuição.
     Em  At 9. 36 - 43 a Bíblia fala de uma jovem chamada Dorcas que realizava tantas boas obras que ao morrer gerou comoção social e o apóstolo Pedro acabou sendo usado por Deus para traze-la à vida. Já o rico de Lc 16. 19-31 viveu desprezando aos pobres e não teve acesso ao reino dos céus. 
    O apóstolo Tiago (2.17) foi claro ao mencionar que a verdadeira igreja realiza boas ações que chamam a atenção dos que estão a sua volta. E você, o que tem feito pelo seu próximo?
      Domingo, 09h30, teremos uma obra social para aprendermos. Shalom!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 8 - ADOLESCENTES

   TÍTULO: SOCIEDADE E POLÍTICA
   TEXTO: Sl 33. 12
   DESTAQUE: 1 Tm 2. 2

   Já falamos muito sobre sociedade e nosso papel nela, agora estudaremos sobre política e o papel que ela desempenha na sociedade. Para iniciar a pergunta é: O que vem a ser Política? O termo grego que originou esta palavra é 'polis' e era usada para a 'cidade-estado' grega e diz respeito à vida em sociedade.
   A narrativa bíblica demonstra a evolução da política à frente da sociedade, desde a época dos clãs e tribos, o Império Egípcio e os seguintes, a separação do povo de Deus e o governo teocrático (sacerdotes e profetas buscando a Deus), os reis de Israel e os critérios para se obedecer ao líder...
  No Brasil tivemos uma evolução parecida, desde a 'descoberta' portuguesa, capitanias hereditárias, vinda de Dom João XVI ao Brasil, imperadores, república e a atual gestão republicana e presidencial. No momento atual vivenciamos uma crise sem precedentes, com a corrupção em todos os níveis da sociedade, violência e falta de estrutura para segurança, saúde e educação... qual o nosso papel nessa sociedade? Somos políticos? E a bíblia, o que diz?
  Domingo venha compartilhar novas experiências em nossa sala de aula, às 09h30, falaremos de política à luz da bíblia!

domingo, 16 de agosto de 2015

PAÍS INSATISFEITO - ORANDO PELA NAÇÃO

  Há uma insatisfação geral em nosso país que vem se manifestando pelas ruas... sabemos que 'infeliz é a nação cujo Deus NÂO é o Senhor!', esse é o raciocínio oposto ao Salmo 33. 12! Vejamos dados contra a corrupção divulgados pelo site do globo (www. oglobo.globo.com), nesta data:



quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Um Veto a descriminalização da posse das drogas

Felicitações!
É constante na sociedade brasileira a discussão de temas ‘não aceitos’ pela sociedade no Supremo Tribunal Federal (Brasília), aquilo que os políticos temem decidir para não perder voto aparece repentinamente no judiciário, no afã de burlar a consulta popular...
Nos últimos dias estabeleceu-se datas para o julgamento de um caso onde uma pessoa presa (diga-se de passagem, que o citado preso nem sabia do andamento de seu processo...) por portar três gramas de maconha visando a descriminalização da posse de drogas e já na data de hoje, 13 de agosto de 2015,  o processo fora adiado para nova data trazendo debates entre onze interessados (amicus curiae) que procuram a descriminalização da posse da droga e os que se opõe a tal medida, como representantes do povo.
O artigo 28 da lei 11. 343, de 23 de agosto de 2006, criminaliza a posse das drogas e o que se propõe é a alteração do conceito do que se pode portar como sendo um direito do ‘cidadão’ escolher se pode portar drogas, haja vista que no congresso os liberacionistas não tiveram espaço e buscam eles alçar direito através do STF.
Mas a quem interessa discutir a quantidade de droga para se considerar usuário e traficante? Apenas aos que querem a descriminalização do porte e do uso das drogas, pois a qualquer policial que se pergunte qual é o ‘modus operandi’ do traficante e qual seria a consequência da liberação do uso por parte dos usuários receberíamos a resposta que o traficante nunca se apresenta com uma quantidade grande de drogas, ele sempre está com pouca droga e o restante está escondido em algum lugar próximo, quantidade esta que o traficante certamente negará ser dono... resultado: nenhum juiz condenará mais alguém por tráfico! A consequência seria extremamente danosa para a sociedade e haveria o agravamento do uso de drogas nas escolas, ruas, shopping e instabilidade das famílias.
É ainda mais de estarrecer quando, na noite de hoje, assisto uma entrevista do Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL/RJ), que afirmou claramente que a criminalização das drogas só interessa a ‘policiais corruptos’ que lucrariam com a extorsão das pessoas presas! Isso mesmo, o policial sai às ruas e põe em risco sua vida para defender à sociedade e livrar às famílias das drogas para serem chamados de corruptos... a tais argumentos pífios me oponho em defesa do bom policial e da manutenção da família!
Sabemos que uma pessoa que se encontra na posse de pequenas quantidades de drogas e de dinheiro trocado, além do testemunho policial na identificação de perfis suspeitos, levanta a clareza de que essa pessoa vem traficando e não é apenas usuária - mesmo que fosse usuária existem diversos meios para que ela busque ajuda e saia do vício, e o que vem se deixando claro é a falta de capacidade do Estado em medidas sociais que mitiguem as drogas ou que mantenham o acusado preso (cadeias superlotadas) e esse não pode ser o motivo para liberar a posse das drogas em pequenas quantidades e aumentar a sensação de insegurança por parte da sociedade, muito menos para apontar os policiais como responsáveis por todos os males da sociedade como fez o citado deputado.
Mantemos nossa fé em Deus e nas instituições de segurança pública para fortalecer a tão convalida sociedade brasileira e oramos para que iniciativas tão negativas como essas não ganhem vulto e sufoquem nossa valente nação.
Shalom Adonai!

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 7 - ADOLESCENTES

   TÍTULO: Relacionando-se nas Redes Sociais
   TEXTO: 2 Tm 3. 1,2
   DESTAQUE: 1 Co 10. 23

   Facebook, Twitter, Viber, Icq, Nimbuzz, Voxer, Instagram, Skype, Mercury, Wechat e outros. Quais desses app de mensagens você acessa, conhece algum outro? Fora os emails e os aplicativos que existem no computador e no smartphone ainda temos a televisão com seus programas que se propõem a formar relacioamentos...
   Domingo falaremos deles e de suas funções agradáveis, fáceis e ... saudáveis? Quem sabe! Os médicos costumam dizer que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose, então o raciocínio sobre as redes sociais também pode ser o mesmo. Diz-me como vês a rede social e eu te direi quem és!
    Os adolescentes têm sido alvo fácil de pessoas sem temor a Deus que divulgam coisas perniciosas e também provocam fofocas, tumultos e distúrbios através das redes sociais e, inclusive, atraem os jovens para ciladas e o pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12. 1).
     Domingo, às 09h30, a EBD estará completa com sua presença!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

COMENTÁRIO LIÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 6 - ADOLESCENTES

   TÍTULO: Mantendo-se Puro na sociedade
   TEXTO: Sl 119. 9-12
   DESTAQUE: Ef 5. 3

   Em nossa próxima lição abordaremos os assuntos: sexo e santidade! Os motivos que levaram Deus  a criar o sexo e os motivos da santidade. Já pensou que Deus poderia ter feito o homem 'assexuado' ou 'bissexuado'? Se assim Ele o tivesse feito o homem não precisaria de companhia, seguiria sua própria prole e não teria vínculos com pessoas que não fossem da sua descendência, o homem não teria limites...
  Mas ao tornar o homem um ser sexuado Deus nos fez dependentes de companhia e nos deu instinto para a procriação e sobrevivência da espécie. O sexo que pode nos trazer prazer tem sido visto de forma deturpada pela mídia e sociedade, sendo o objetivo da lição esclarecer qual a vontade de Deus e quais os desejos do homem...
  Já pensou o por quê não se dá feijoada a uma criança recém nascida? Ela não está preparada para esse tipo de comida, precisa apenas de leite materno; assim mesmo é o sexo ofertado a um adolescente, ele não está preparado para essa experiência e seu amadurecimento precoce irá atrapalhar o seu desenvolvimento...
   Venha para a EBD, às 09h30, e aprenda junto conosco sobre o tema.